sábado, 11 de fevereiro de 2012

Saúde e Aptidão Física (Classe de Pioneiro)



1. Preparar um programa pessoal de exercícios diários e conversar com seu líder sobre os princípios de aptidão física. Fazer e assinar um compromisso pessoal de realizar exercícios regularmente.

Define-se aptidão física (AF) como sendo a capacidade de realizar as atividades cotidianas com tranqüílidade e menor esforço. Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra é a relacionada à performance esportiva. Alguns autores a consideram como a aptidão para a própria vida.
A primeira refere-se à condição física nas capacidades que estão intimamente relacionadas com a saúde e a 
qualidade de vida das pessoas, sendo a flexibilidade, a resistência aeróbica, a força e composição corporal.
A flexibilidade aliada aos níveis de força está relacionada à incidência de 
dores, desvios posturais elesões músculo-esqueléticas, principalmente na região lombar, a resistência aeróbica está ligada à saúde cardio-respiratória e a composição corporal determina níveis de sobrepeso e obesidade, bem como subnutrição.
E a segunda refere-se à aptidão para o desempenho em 
atividades esportivas que associam, além das capacidades acima citadas, a agilidade, velocidade, equilíbrio postural, coordenação motora.
A aptidão para performance tem uma interferência das questões 
genéticas, já na aptidão para à saúde, os componentes podem ser melhorados mais facilmente, ou seja nós temos uma maior interferência.
A prática de 
exercícios físicos regulares têm seu benefício amplamente divulgado, principalmente na sua relação com a saúde, com a diminuição da incidência das doenças crônico-degenetarivas, incluindo as cardiovasculares.

2. Debater as vantagens do estilo de vida Adventista de acordo com o que a Bíblia ensina.
http://michelsonvidasaudavel.blogspot.com/2008/04/estilo-de-vida-adventista.html

Filosofia Adventista de Saúde
Os adventistas do sétimo dia crêem que Ellen G. White recebeu revelações especiais de Deus inclusive sobre assuntos como a saúde. Seus escritos estabelece uma clara conexão entre a saúde do corpo e o uso dos atributos da mente, onde o principal motivo para o ser humano cuidar do corpo é estar mais apto ao serviço a Deus, ou seja, levar o evangelho eterno a todos quantos não o conheçam. Quanto mais simples for a alimentação, e quanto mais saudáveis os hábitos físicos, tanto mais fácil será a conclusão deste trabalho.
Segundo ela, tudo aquilo que atrapalha o livre fluxo da energia elétrica nos nervos cerebrais, vem tornar mais difícil o despertar da natureza moral e espiritual, fazendo com que por fim, se torne impossível o crescimento espiritual, discernir entre o certo e o errado, ou entre o bem e o mal (desenvolvimento do caráter).
Os hábitos impróprios de alimentação , o vício das drogas, do tabaco (cigarro e congêneres), da cafeína e do álcool, estariam intimamente ligados a este atraso no despertar da mente para o senso do dever, para a moralidade, o direito e a espiritualidade nesta geração. Daí decorreria também o fato de tão poucos hoje preocuparem-se com as coisas eternas e transcendentes, como o estudo das profecias da Bíblia, e o destino da humanidade e deste planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário