quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

J.N. Andrews



John Nevins Andrews (PortlandMaine1829 — Basiléia1883), casou-se com Angeline Stevens; seus filhos eram Charles (nascido em 1857), Mary (nascida em 1861) e dois que morreram na infância. Poucos detalhes a respeito de sua infância e juventude são conhecidos.
Primeiro missionário dos Adventistas do Sétimo Dia enviado à Europa.
Aos 13 anos “encontrou o Salvador”. Apreciava muito mais “estudo sério do que atividades físicas”. Em anos posteriores poderia ler a Bíblia em sete línguas e afirmava possuir a habilidade de reproduzir o Novo Testamento de memória. Aos 17 anos começou a guardar o Sábado. Começou seu trabalho como ministro aos 21 anos, em 1850, e foi ordenado em 1853. Nesse período liderou encontros envangelísticos em 20 localidades diferentes no MaineNew HampshireVermontNova YorkOhioMichigan e Leste do Canadá e publicou 35 artigos totalizando mais de 170.000 palavras. Como resultado desse intenso programa de escrever e ministério público, em 5 anos encontrava-se quase totalmente debilitado; sua vozfalhou e sua visão foi prejudicada. Para recobrar sua saúde, dirigiu-se a WaukonIowa, em 1855 e trabalhou na fazenda de seus pais. Naquele ano escreveu um artigo demonstrando por textos do Novo e Velho Testamento que “tarde” significava Pôr do sol (Review and Herald, dez. 1855), foi lido em uma Conferência Geral no ano de 1855. Como resultado, quase todos aceitaram sua conclusão sobre o assunto.
Em 1859 retornou ao trabalho ministerial e dirigiu várias conferências públicas durante muitos anos em MichiganMassachusettsMinnesota eNova York. Em 1864, tornou-se membro do comitê da Associação de Nova York e no ano seguinte, membro do Comitê Executivo da Associação Geral da IASD (AG).
Em 1867, tornou-se o terceiro presidente da Associação Geral, posição que ocupou por dois anos. Foi editor da Review and Herald (maio/1869-março/1870). Dia 15 de setembro, em companhia de seus filhos, Charles e Mary (sua esposa havia falecido em 18 de março de 1871) tomou um navio de Boston para LiverpoolInglaterra, em rota para a Suíça. Seu primeiro trabalho na Suíça foi visitar e organizar os conversos já existentes ali e fazer trabalho pessoal com interessados.
Assim, escreveu folhetos e traçou planos para a publicação de um impresso. Em abril de 1876, a Associação Geral votou a concessão de US$10.000,00 para uma Casa Publicadora na Europa. Em julho de 1876, foi impresso o primeiro número de Les Signes dos Temps (Sinais dos Tempos), uma publicação mensal abrangendo vários assuntos tais como eventos mundiais, profecias, doutrinas bíblicas, saúde e temperança e contendo artigos de jornais e revistas americanos. A absorção do tempo na publicação desse periódico, levaram os líderes da Associação Geral a expressar apreensão no sentido em que Andrews, negligenciando o trabalho pessoal e ministério público a que Andrews respondeu que nunca havia planejado trancar-se em um escritório de publicações e que, no futuro, planejaria um programa mais equilibrado, mas como ele era escritor de coração e sua saúde não era muito promissora, estava fazendo o melhor sob as circunstâncias vigentes.
Faleceu em 1883 de tuberculose.
Como teólogo, deu contribuições significativas ao desenvolvimento de várias doutrinas da denominação Adventista do Sétimo Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário